Formação ON-LINE
04 e 06 de junho de 2024| 9H30 às 17H30 | 14 horas
Behavior Based Lean é o primeiro curso em Portugal
ENQUADRAMENTO
Os programas de melhoria contínua (PMC) dos processos são a maior aposta das empresas para fazer face ao mercado cada vez mais competitivo. As ferramentas associadas ao lean thinking representam um pilar importante. Vários estudos (e.g. Teixeira, A.; 2013) concluem que os maiores obstáculos à implementação das práticas lean decorrem dos fatores comportamentais. Resistência à mudança, medo, falta de liderança, falta de comprometimento da gestão de topo, comunicação ineficaz, são frequentemente apontados como as razões para o insucesso. A filosofia lean baseada em comportamento, conjuga as ferramentas técnicas clássicas com a moderna abordagem da psicologia comportamental, analisando a falha humana e tomando ações para a prevenir. Algumas empresas já estão a reduzir e a eliminar acidentes, defeitos, desperdícios e ineficiências, implementando ferramentas lean através da gestão de comportamentos. Serviços, Finanças, Healthcare, Indústria, Logística são alguns exemplos de setores onde a aplicação desta metodologia fará a diferença. Behavior Based Lean é o primeiro curso em Portugal, que de uma forma prática conjuga algumas ferramentas e técnicas lean com a dimensão comportamental, no sentido da eficácia e eficiência dos PMC. Entenda o porquê da falha na implementação de programas de melhoria contínua e aprenda metodologias para vencer!
OBJETIVOS
Compreender método de BBL (behavior based lean).
Conhecer o conjunto das ferramentas lean com maior probabilidade de sucesso na implementação sustentável de um PMC.
Conheça as principais razões de sucesso e de falhas na implementação de um programa lean.
Reconhecer a importância do fator comportamental no sucesso lean e saber intervir no sentido de eliminar as fraquezas e ameaças e potencializar os pontos fortes e as oportunidades.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
Módulo 1 – ENQUADRAMENTO CONCEPTUAL
Conceitos e princípios fundamentais de melhoria contínua
Conceitos básicos de BBL (behavior based lean)
Princípios BBL (behavior based lean)
Módulo 2 – MATURIDADE DE CULTURA LEAN
Modelos de diagnóstico de cultura lean
Planeamento e intervenção no PMC através de ferramentas BBL
Avaliar e monitorizar o PMC
Módulo 3 – PROGRAMA DE MELHORIA CONTÍNUA (PMC)
Planear, implementar, avaliar e monitorizar um PMC
Estrutura e componentes de um PMC
Ferramentas de melhoria contínua:
- Obeya Room
- Hoshin Kanri
- Indicadores SQCDM – Safety, Quality, Cost, Delivery, Motivation
- Metodologia 6S
- Gemba Walk
- Problem Solving (5W2H, 6M, 5 Whys)
Demonstração com exemplos práticos
Módulo 4 – BBL (BEHAVIOR BASED LEAN) E O PMC
ABC (antecedente, behavior, consequence) e BBL (behavior based lean)
Intervenção norteadora (dirigir) em comportamentos lean
Intervenção motivacional em comportamentos lean
Envolvência e o compromisso com melhoria contínua
Resistência à mudança e formas de ultrapassar
Exemplos práticos.
Módulo 5 – INVESTIGAR E ANALISAR NÃO CONFORMIDADES
Equipa de análise e realização do plano
Descrição detalhada segundo o método 5Ws e 2H
Procedimento de entrevistas
Diagrama de Ishikawa – 6M
Análise da falha humana através do modelo ABC (antecedents, behavior, consequences)
Árvore dos 5 porquês estendido para why why because logical analysis
FTA – Failure Tree Analysis
Exemplos práticos.
DESTINATÁRIOS
Profissionais com interesse na filosofia lean e em conhecer novas abordagens para gerir a falha humana na implementação de programas de melhoria contínua com resultados sustentáveis. Profissionais de melhoria contínua. Profissionais da área da Qualidade. Gestores. Supervisores. Líderes de equipa. Todo o profissional com interesse em compreender o seu ambiente e em melhorá-lo.
MÉTODOS DE EXPOSIÇÃO
Breve método expositivo. Métodos ativos andragogicos. Técnica visual thinking.
EQUIPA FACILITADORA
|
Natividade Gomes Augusto: licenciada em sociologia pelo ISCTE-IUL. Pós-graduada em Gestão de Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho pelo ISCSEM. Pós-Graduada em Sistemas Integrados, Qualidade, Ambiente, Segurança e Responsabilidade Social. Técnica Superior de Segurança no setor da Aviação. Auditora de Segurança e Saúde no trabalho. Docente universitária em pós-graduações de SST. Especialista em comportamentos de segurança e saúde. Experiência prática em safety-coaching na indústria extrativa, cimenteira e química. Formadora há 25 anos, com experiência prática em gamification. Facilitadora principal do 1.º curso em Portugal sobre segurança comportamental, lecionado ao público em geral. Diretora Editorial da Revista Qualidade, entre 2016-2019. CEO da Revista Segurança Comportamental, desde 2009. Autora de vários artigos sobre observações preventivas de segurança, safety talks, safety II e outros. |
|
Pedro Marques: licenciado e doutorado em Engenharia Industrial pela FCT-NOVA. Lean Manager na Auchan Retail Portugal (2018-), Lean Expert e Gestor de Projectos na SONAE (2017-2018), Consultor no Instituto de Soldadura e Qualidade (2006-2016). Docente na Universidade Lusófona (2014-), ISLA Leiria (2017-), Faculdade de Engenharia da Universidade Católica Portuguesa (2008-2012). Coordenador da Pós-graduação em Lean & Operations Management no ISQ (2016-). Certificações Six Sigma Black Belt pela American Society for Quality (2014-) e Licensed Coaching Practitioner pela Association for Coaching (2018). |
INSCRIÇÃO