APRESENTAÇÃO
Os Cadernos The People (CTP) tem foco nas pessoas e é uma das publicações da Revista Segurança Comportamental (RSC). A sua existência prende-se com a partilha e difusão de conhecimento técnico-científico sobre as pessoas enquanto parte integrante dos sistemas que tenham como objetivo um ambiente social melhor. Em primeira instância por inerência temática surge o sistema de segurança, no entanto também todos os outros sistemas onde a vertente comportamental é considerada e determinante são fundamentais, como por exemplo, no sistema de saúde, de qualidade, de ambiente, de responsabilidade social, de recursos humanos, etc. Este CTP número 1 é parte integrante da Revista Segurança Comportamental (Edição n.º 11), tem origem pelo facto de uma franja dos leitores da RSC solicitar o desenvolvimento de alguns temas, indo ao encontro dos interesses também de alguns autores. A estrutura do CTP 1 sobre Segurança foi pensada por forma a ajudar a criar e moldar os comportamentos em prol de um ambiente social mais seguro. Neste sentido serão tratados os temas de Segurança Interna, Segurança Alimentar, Segurança na Escola, Segurança na Estrada, Segurança no Trabalho e Segurança da Informação, de forma que o indivíduo social seja confrontado com um alinhamento de mudança de valores no sistema social completo. São apresentados os olhares das seguintes partes interessadas: Estado, Academia, Sociedade, Empresas e Trabalhadores.
Decidiu-se assim executar uma edição composta por opiniões de prestigiados representantes de vários players do sistema de segurança (safety & security). Foram selecionadas determinadas personalidades que possam representar com algum rigor essas partes interessadas do sistema de segurança e que possam servir de exemplo a toda a comunidade, de forma que possam vir a influenciar no futuro a mudança comportamental das sociedades e promover uma cultura de segurança das instituições e da nação. Desta forma, espera-se que as personalidades escolhidas venham a ajudar a criar ou moldar valores, atitudes e comportamentos, que objetivem o bem-estar e a salvaguarda da vida humana da comunidade.
QUEM SOMOS?
O CTP 1 é coordenado pela representante da PROATIVO, Instituto Português (Natividade Gomes Augusto) e pelo representante da PSP-Polícia de Segurança Pública (João Milhano) no Conselho Editorial da RSC. Conta ainda com a participação de três especialistas técnicos em Segurança, Vogais do Conselho Editorial da RSC, sendo eles: César Petrónio Augusto (Segurança Alimentar); Celestino Martins (Segurança Rodoviária) e Diana Carreira (Segurança Escolar). A Diretora do Conselho Editorial da RSC, Sónia P. Gonçalves, participa na vertente científica do trabalho.
METODOLOGIA
A metodologia aplicada utilizou a técnica de entrevista direcionada. O guião de entrevista do CTP 1 foi construído baseada na construção temática numa perspectiva de afunilamento, do mundial/global, europeia e portuguesa. As entrevistas foram executadas presencialmente e outras por escrito. Os convites foram definidos segundo o método estratificado tendo como objetivo a representatividade de todos os players em quaisquer dos sistemas de segurança. Foram convidadas trinta e oito personalidades, destas vinte e quatro confirmaram presença. No entanto, somente quinze apresentaram o trabalho proposto.
SÍNTESE (Caracterização, Desafios e Soluções)
Esta síntese foi composta pelas opiniões dos nossos entrevistados, dos coordenadores e dos responsáveis temáticos. Fica expressa a consciência de que em alguns capítulos não se encontram representados todos os stakeholders identificados como relevantes, e por isso, esta síntese pode não representar totalmente a realidade. No entanto, poderá servir como ponto de partida para outros trabalhos técnicos-científicos.
INDÍCE
APRESENTAÇÃO
04. Coordenação | Natividade Gomes Augusto & João Milhano
CAPÍTULO I - Segurança Interna
10. Editorial | João Milhano
12. Estado | Carla Rodrigues Pinto - Autoridade Nacional de Aviação Civil
20. Empresas | Rui Costa Fonte - Infraestruturas de Portugal, SA
CAPÍTULO II - Segurança Alimentar
30. Editorial | César P. Augusto
34. Estado | Pedro Portugal Gaspar - Autoridade de Segurança Alimentar e Económica
42. Academia | Jorge Saraiva - Universidade de Aveiro
48. Sociedade | Ana Cristina Tapadinhas - Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor
54. Empresas | Pedro Queiroz - Federação das Indústrias Portuguesas Agro-alimentares
CAPÍTULO III - Segurança na Escola
64. Editorial | Diana Santiago Carreira
66. Academia | Margarida Gaspar de Matos – Faculdade de Motricidade Humana64.
CAPÍTULO IV - Segurança na Estrada
74. Editorial | Celestino Martins
76. Sociedade | Carlos Barbosa - Automóvel Club de Portugal
CAPÍTULO V - Segurança no Trabalho
82. Editorial | Natividade Gomes Augusto
84. Estado | Pedro Pimenta Braz - Autoridade para as Condições de Trabalho
92. Academia | João Areosa - Universidade Nova de Lisboa - Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais
102. Empresas | Sérgio Manuel - EDP- Energias de Portugal, SA
108. Empresas | Luís Fernandes - CIMPOR Intercement
114. Trabalhadores | Arménio Carlos - Confederação Geral dos Trabalhadores Portugueses - Intersindical Nacional
CAPÍTULO VI - Segurança de Informação
122. Editorial | João Milhano
124. Estado | Pedro Veiga - Gabinete Nacional de Segurança / Centro Nacional de Cibersegurança
128. Estado | Filipa Calvão - Comissão Nacional de Proteção de Dados
Descarregue o anexo e conheça todos os players que participaram. Conheça também a caracterização, os desafios, as soluções para cada tipo de SEGURANÇA aqui representado (Segurança Interna, Segurança Alimentar, Segurança na Escola, Segurança na Estrada, Segurança no Trabalho e Segurança da Informação).
...
A natureza interventiva desta publicação, remete-nos para o envio da mesma aos órgãos de soberania (Presidente da República; Assembleia da República; Governo e Tribunais) e parceiros sociais. Será também remetida aos agentes mediáticos.
FINANCIAMENTO: O CTP 1 foi financiado por PROATIVO, Instituto Português. É disponibilizado ao público completamente gratuito. AGRADECIMENTOS: Os coordenadores e responsáveis deste trabalho querem expressar o seu profundo agradecimento a todos os entrevistados e instituições envolvidas, pela disponibilidade e respetivas contribuições, fulcrais para esta primeira publicação.