Foi com boa disposição, sorrisos, mente aberta, foco e muito, muito trabalho que se desenrolaram as 28 horas do evento instrutivo “Investigação e Análise de Acidentes, Quase-Acidentes e Pré-Acidentes – Fatores Humanos (5.ªed.)”, realizado em novembro de 2021.
Foi com boa disposição, sorrisos, mente aberta, foco e muito, muito trabalho que se desenrolaram as 28 horas do evento instrutivo “Investigação e Análise de Acidentes, Quase-Acidentes e Pré-Acidentes – Fatores Humanos (5.ªed.)”, realizado em novembro de 2021, em modo on-line, síncrono. Para a totalidade dos participantes foi o início da jornada da aprendizagem para aplicação prática da nova abordagem de segurança e saúde (safety II, safety differently) desta vez aplicada à investigação e análise de ocorrências.
Foi realizado o perfil andragógico de cada participante a montante, através de um inquérito e entrevistas, de forma a ajustarmos à medida os conteúdos e estrutura do evento.
Decorreu com muitos exercícios práticos suportados pela ciência, focando tanto as técnicas segundo a abordagem Safety I como Safety II.
Posteriormente através de um inquérito, numa escala de 1 (fraco) a 5 (muito bom), os participantes classificaram esta ação instrutiva de nível bom (4,3), sendo que os facilitadores tiveram uma avaliação geral de 4,4, distribuída segundo o gráfico seguinte:
Os pontos fortes apresentados pelos participantes no inquérito de avaliação foram os seguintes:
- Dinamismo na apresentação, conjugação com exercícios práticos;
- Empatia dos facilitadores, preocupação com o "outro";
- Pausas meticulosas, pontualidade;
- Domínio da matéria;
- Objetiva, prática, adequada aos formandos;
- Muitos momentos de interação, de partilha de conhecimentos e experiências;
- Aplicação dos métodos de investigação, as conversas criativas, avaliação da variabilidade;
- Preparação das sessões;
- Adequação à heterogeneidade do grupo formativo;
Para pontos a melhorar, 45% de respostas surge a mudança de horário para apenas 4 horas por dia ou a possibilidade de continuação do curso em modo presencial. 16% dos participantes pedem mais treino em conversas significativas.
Muito nos honra as mensagens recebidas tanto no final do evento, como posteriormente com a continuidade dos trabalhos práticos que decorrem com garantia pelo período de 1 ano:
“(…) muito obrigado por esta formação, foi sem dúvida uma das melhores e mais proveitosas formações que tive. Boa dinâmica, boa disposição e muito saber! Vou aproveitar bem tudo o que aprendi aqui! [18:03, 18/11/2021] Duarte Barbosa (CIRES)
“Os quatro dias passaram a fugir e graças a dinâmica da formação foi possível estar todas estas horas seguidas interessada e focada nos temas.” [18:48, 18/11/2021] Patricia Coelho (CM Albufeira)
“Também gostei bastante da formação, formadores e todos os colegas. (…) :) Um abraço e o que precisarem de Torres Vedras é só dizerem.” [21:53, 18/11/2021] Dália Miranda Batista (CM Torres Vedras)
“Estes momentos com este grupo ficarão na minha memória futura... de longa duração :)... não irei ter lapsos :) :)” [19:44, 18/11/2021] Natividade Augusto (Facilitadora)
“Fazer uma "pausa" na reforma para conhecer um grupo como o vosso onde existe o interesse pelo conhecimento e pela intervenção na melhoria da segurança e saúde de todos os que vos rodeiam foi uma honra. Adorei-vos como grupo e individualmente. Adorei a partilha de experiência que também me enriqueceram. Só me resta um sincero agradecimento a todos vós, e um destaque especial para a Natividade por estar sempre em cima das melhores metodologias e as partilhar.” [11:30, 19/11/2021] Celestino Martins (Facilitador)
“Celestino, sempre ativo e dedicado. Homem sábio e experiente. A sua participação trouxe uma muito mais-valia para o grupo. Como sempre é uma honra trabalhar consigo. Vamos continuar a jornada de salvar vidas! Se depender de mim vai fazer mais pausas na reforma :)” [11:33, 19/11/2021] Natividade Augusto (Facilitadora)
“Antes de mais, permita-me reforçar a nota já dada à formação: para uma experiência online, para mim pioneira no campo da formação, foi magnífica a dinâmica imposta, a cadência, a participação, o interesse demonstrado e o constante incentivo dos facilitadores. O domínio dos conteúdos fizeram o resto. Parabéns, uma vez mais ?” [10:23, 28/11/2021] Mário Cipriano (GPIAAF)
Venha conhecer esta forma de aprender. Participe na nossa próxima ação!