No evento FHOSS (2.ª ed.) realizado no dia 28 de setembro de 2023, alinhámos com Coze J.C.; Reiman T. (2023). Visualising Safety..., sobre a preocupação para a nova linguagem verbal associada as novas visões da segurança e saúde.
Foi proposto pela facilitadora, Natividade Augusto, o exercício de positividade dos seguintes conceitos: insucesso, errar, investigar e culpar.
Após o debate ficou claro de que seria fácil para os dois primeiros conceitos.
Os dois últimos houve alguma dificuldade, sendo acordado o seguinte:
— Retirar a carga negativa da palavra “Investigar” poderá ser substituída por “pesquisar “ ou “captação”.
— Na palavra “culpar” encontrou-se a solução na palavra inglesa de accountability que significa “responsabilização”. Atenção não confundir com responsabilidades.
Na prática há que acomodar estes novos conceitos na linguagem organizacional, tanto em documentos, como linguagem verbal e não verbal.
Uma vez que a 2.ª Edição FHOSS se associou à Campanha EU-OSHA 2023 – 2025 “Trabalhar com segurança e saúde na era digital”, os participantes deram um presente à campanha, respondendo à questão de “Como considera que a digitalização irá influenciar o seu local de trabalho?”, com uma taxa de resposta de 48% relativamente aos presentes.
Para saber mais aceda RELATÓRIO_2FHOSS-Fatores Humanos e Organizacionais em Segurança e Saúde